LeftRight

Category : Software

AUTOCAD – Linha e/ou janela de comandos desapareceram

BIM & CAD

Se deixou de lhe aparecer a linha de comandos, pressione: Ctrl+9, este atalho ativa/ desativa a linha de comando.  Poderá também digitar o “commandline” ou simplestemte as iniciais “com” e pressionar <Enter> .

Se por outro lado, lhe desapareceram as janelas de comandos,  tendo agora que executar todas as tarefas a partir da linha de comandos, terá que voltar a ativar a exibição das “Dialog Boxes”.

Na linha de comandos digite:

  • CMDDIA <ENTER>
  • 1 <ENTER>

BIMx™ da GRAPHISOFT – visualização de modelos BIM no iPAD e iPhone

BIM & CADCloud Computing

BIMx™ da GRAPHISOFT é uma ferramenta de comunicação e apresentação 3D. Com esta aplicação o projecto arquitectónico pode ser explorado interactivamente através do Building Information Model (modelo BIM).

Cria ficheiros de apresentação 3D em qualquer fase do projecto, partilha-os e permite explorar o modelo BIM completamente sem ter de instalar ferramentas BIM proprietárias ou qualquer outra aplicação nos computadores dos interessados.

Adicionar senha para proteger um desenho de AutoCAD

BIM & CAD

Se incluir uma senha num desenho e salvá-lo, ele será criptografado e não poderá ser aberto sem digitar a senha. A senha pode ser uma palavra ou uma expressão. Recomenda-se que sejam utilizados caracteres comuns. Quanto maior o número de caracteres utilizados, mais difícil será para um programa não autorizado ou “cracker de senhas” determinar a senha.

como desenhar não salvar uma senha,

A mais completa lista de comandos de AutoCAD e descrição

BIM & CAD

Pode iniciar um comando clique no nome do comando numa faixa de opções, menu, barra de ferramentas, barra de status, paleta de ferramentas ou menu de atalho.

Insira o nome ou o acrônimo do comando no prompt de comando e pressione Enter ou Barra de espaço. O arquivo acad.pgp lista os acrônimos dos comandos. Para acessar o acad.pgp, no menu Ferramentas, clique em Personalizar Editar parâmetros do programa (acad.pgp).

comandos auto cad pdf, todos comando autocard, todas as funções do autocad, nome de todos os comandos no autocad, mudar o fundo do tool pallets no autocad, listar comandos executados cad, lista de comandos autocad portugues,

Atalhos de teclados para AutoCAD

BIM & CAD

Utilizar atalhos por teclado será sem dúvida uma das formas mais eficazes de aumentar o seu rendimento de trabalho quando utiliza o AutoCAD.

Pode parecer complicado no início, por isso comece somente pelos comandos mais comuns.

AUTOCAD, comando ctrl auto cad,

Trabalhar com Viewports do Layout no AutoCAD

BIM & CAD

As Viewports (janelas de visualização) são utilizadas num Layout para organizar uma página de impressão que contenha diversas escalas e elementos, nomeadamente pormenores, notas gerais, tabelas, blocos de legendas, …

Utilizar Viewports do Layout

As Viewports de um Layout mostram vistas do espaço de modelação (Model). Os pontos seguintes apresentam um resumo da relação das Viewports do Layout com o Model:

  • A maioria dos objectos nos seus desenhos é criada no espaço de modelação, no separador Model.
  • Para visualizar e alterar a escala das vistas do espaço de modelação num Layout, são criadas Viewports no Layout.
  • Pode entrar no espaço de modelação através de uma Viewport do Layout, principalmente para arrastar a vista e para definir a visibilidade dos Layers.
  • Pode controlar a visibilidade dos Layers separadamente em cada Viewport do Layout.
  • Para edições importantes no seu desenho, utilize o separador Model.
  • Para criar cotas com escala correcta, entre no espaço de modelação a partir do separador Layout e, de seguida, aplique cotas ao modelo.

Criar e modificar Viewports no Layout

Sempre que cria um novo Layout, por predefinição, apenas uma Viewport é adicionada no Layout. Pode adicionar mais Viewports para obter vistas independentes como, por exemplo, pormenores e vistas 3D. Cada Viewport pode ter a sua própria escala, as suas propriedades de impressão e as suas configurações de visibilidade de Layers.

Tutorial: trabalhar com Viewports do Layout

Neste tutorial, irá praticar as operações mais comuns das Viewports do Layout.

Altere a escala de visualização de uma vista numa Viewport do Layout

No gestor de propriedades das Layers, clique no ícone lâmpada na Layer “Viewport” para visualizar os objectos existentes nessa Layer. Confirme em OK. O bordo azul das Viewports do Layout estão agora visíveis;

Seleccione o menu Modify > Properties (ou ctrl+1). Clique, de seguida, no bordo azul da Viewport do Layout que se encontra na parte superior direita. Repare que a paleta Properties contém as configurações de propriedades da Viewport do Layout;

Na paleta Properties, em Misc, clique em Display Locked. Clique na seta e seleccione No. As propriedades de visualização da Viewport do Layout estão agora desbloqueadas;

Na paleta Properties, clique em Standard Scale;

Clique na seta para visualizar uma lista de escalas e clique em 1:40. Repare que a vista (ou Viewport) é imediatamente alterada com a nova escala de visualização;

Faça duplo clique dentro da Viewport do Layout para entrar no espaço de modelação. Arraste o desenho, mas não altere a escala da vista com zoom. De seguida, faça duplo clique em qualquer ponto fora das Viewports do Layout para regressar ao Layout;

Utilize a paleta Properties para bloquear a Viewport do Layout. Deve bloquear a Viewport do Layout para evitar o Pan ou o Zoom involuntários. Assim, a posição e a escala da vista na Viewport ficam protegidas.

Elimine uma Viewport do Layout

Seleccione o menu Modify > Erase;

Clique no bordo da Viewport do Layout que se encontra na parte superior direita e execute ENTER. Uma Viewport do Layout é um objecto. Tal como qualquer outro objecto, pode ser deslocado, copiado e eliminado.

Crie uma nova Viewport no Layout

Faça com que a Layer Viewport seja a Layer activa;

Seleccione o menu View > Viewports > 1 Viewport;

Clique em dois pontos de uma área vazia do Layout. Os dois pontos são os cantos diagonais da nova Viewport do Layout. A nova Viewport pode sobrepor-se a uma Viewport existente;

Clique no bordo da Viewport para visualizar os seus grips;

Ajuste o tamanho da Viewport clicando num grip, deslocando o cursor e clicando numa nova localização. Desloque a Viewport com o comando Move;

Utilize a paleta Properties para definir a escala de visualização da vista na Viewport do Layout;

Faça duplo clique dentro da Viewport do Layout e arraste o desenho. Faça duplo clique fora de todas as Viewports para regressar ao Layout;

Utilize a paleta Properties para bloquear a Viewport do Layout;

Desligue a Layer Viewport;

Feche o desenho sem o gravar.

NOTA: Certifique-se de que cria as Viewports em Layers próprios. Quando estiver pronto para imprimir, desligue o Layer para evitar que os bordos da Viewport sejam também impressos.

Metodologia BIM em direcção técnica de obras | Planeamento em Modelação 5D

BIM & CAD

O conceito de modelação 4D (modelação + tempo) entrou em discussão no final da década de 1990, nos Estados Unidos da América, Finlândia e Brasil.

Com a introdução dos factores tempo e custo no projecto BIM, os construtores puderam gerir e simular as etapas da construção, assim como analisar melhor a possibilidade de construção antes da execução. A principal vantagem da modelação 5D (modelação + tempo + custos) para os construtores é o aumento da precisão durante a construção, com menos desperdício de tempo, de materiais e de redução de alterações durante a execução das obras.