LeftRight

Category : e-Marketing

A Importância acrescida do word-of-mouth (WOM)

e-Marketing

A teoria da comparação social refere que os indivíduos olham para o comportamento de outros para obterem uma referência da realidade e para basear o seu próprio comportamento. (Solomon,1999)

 

Os consumidores estão a ficar cada vez mais cépticos acerca das fontes de informação que seleccionam, os media tradicionais estão a perder influência e agora os consumidores começam a procurar referências acima da exploração comercial: Família e amigos. Isto é particularmente importante para os marketers pois cerca de 80% das decisões de compra são influenciadas directamente por estas fontes.

 

Também importante é o novo modelo de comunicação, o modelo interactivo, onde os receptores desempenham um papel activo e têm controle  sobre que mensagens vão processar, não existindo assim como era tradicional um emissor e um receptor. Existem antes comunicadores permanentemente em contacto.

 

A perspectiva interacionista diminui o valor dos estímulos externos e vê os consumidores como interpretes onde o significado da mensagem não vem dos objectos ou da psyche, mas sim de padrões interactivos.

 

Todos estes pontos acima descritos são válidos e dão á Word-of-mouth uma importância acrescida no marketing e na comunicação de hoje, especialmente no marketing digital.
As redes sociais e as suas plataformas como o facebook ou os blogs vieram acrescentar ao consumidores um poder nunca antes experienciado, agora é possível partilhar opiniões a uma escala exponencial onde toda a gente (talvez não na China) tem acesso. A reputação de uma marca pode ser afectada em matéria de segundos, e este facto é ainda ignorado por muitas empresas hoje em dia.

[hr]

Se estiverem em Portugal provavelmente ouviram falar do caso da Jonas blog e da Ensitel. Se não aqui vai uma breve descrição do incidente: O blogger do Jonas Blog recebeu como presente um telemóvel comprado na Ensitel que mais tarde veio a descobrir estar avariado. Decidiu então ir até à loja da Ensitel para reclamar visto o produto ainda estar dentro do período de garantia. Para seu espanto a Ensitel disse que não tinha mais nenhum telefone em stock e não podia reparar aquele. Desde então foram várias as reclamações e visitas à Ensitel sempre com a mesma resposta de recusa de cumprir um contrato que é o de garantia.
Então o consumidor decidiu partilhar a história no seu blog e numa questão de horas começaram a chover mensagens negativas no facebook da Ensitel que os seus gestores da plataforma tentavam desesperadamente apagar, ao invés de resolver logo o problema. Para piorar a situação a Ensitel insiste numa campanha de auto-destruição e pôs o blogger em tribunal exigindo que este apagasse tudo o que tinha escrito. Escusado será dizer que a Ensitel sofreu um duro golpe na sua reputação e por ventura também em vendas.

 

Este caso português vem mostrar que com o marketing digital mesmo aqueles 1% de clientes fazem a diferença, as empresas hoje em dia têm de se concentrar mais no serviço prestado  do que no lucro ou propaganda ultrapassada. Um bom serviço vai gerar word-of-mouth positiva que por sua vez irá gerar mais lucro e notoriedade. Não existe nenhuma razão para as marcas combaterem este facto a exemplo a Ensitel, deverão sim tentar resolver o problema e trabalhar para um sentimento de comunidade.

Uma Lição que a Ensitel aprendeu da pior maneira.

Diogo R. Seborro

 

importancia do word,

Melhores sites de eCommerce, Media e Marketing interactivo – Prémios Navegantes XXI

e-MarketingInternetNotíciasServiços

A Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva (ACEPI) entregou ontem os Prémios Navegantes XXI que distinguiram 15 projetos de ecommerce (comércio electrónico), media e marketing interativo.

O Chef Online, o Jornal de Negócios, o site do Jornal Record, o Público Online, a Tradedoubler, o serviço de música MyWay, o MBNet, a La Redoute Portugal, o site Standvirtual, o PMELink e Vortal, são alguns dos premiados desta edição.

Proporção Áurea no NeuroMarketing

ArquitecturaCuriosidadese-Marketing

A Razão Áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas e foi uma ideia que Piet Mondrian partilhou com Leonardo Da Vinci, surgindo na maioria das suas obras.

O número de ouro (Phi maiúsculo) é um valor numérico aproximado de 1,618 e é considerado como uma oferta de Deus ao mundo, por ser símbolo de harmonia e representar a “proporção divina”.

qual a diferença entre divisão aurea e razão aurea ?, A secção áurea é denominada também de número de ouro razão áurea ou segmento áureo, retângulo de ouro,

Melhor localização dos anúncios no seu site ou blog para maiores receitas

e-Marketing

Inconscientemente, quando consultamos uma página da Internet damos mais importância a determinadas zonas do site que estamos a utilizar. Localizar anúncios em zonas relevantes pode ser uma grande técnica para rentabilizar os seus anúncios e aumentar as suas receitas.

Mas, antes de pensarmos em anúncios temos que pensar em chamar e manter utilizadores e visitas para no nosso website. Como?

É importante definir um público alvo – um nicho, e criar conteúdos que o prendam ao seu site, quanto mais tempo o