LeftRight

Category : Internet

Tipos de Fraude – Phishing, Páginas Falsificadas, SCAM

Esquemas e Fraudes

As fraudes na Internet são caracterizadas por provocar prejuízos dos mais variados tipos aos usuários da Internet e também a entidadas coletivas e governamentais.

Aqui pretendemos demonstrar os principais tipos de fraudes realizados atualmente na Internet e disponibilizar informações e métodos que possam ser utilizados na tentativa de evitar estes golpes.

A lista de esquemas utilizados atualmente para fraudar a sociedade é imensa, mas os métodos são mais ou menos semelhantes.

Como as grandes instituições financeiras estão geralmente mais informadas e mais protegidas, o alvo preferencial de esquemas de fraude é geralmente o lado mais fraco, no caso, os usuários da Internet.

Os meios de obtenção de vantagens incluem o uso de e-mail falsos, distribuição de códigos maliciosos que induzem o usuário a instalar programas que dão acesso aos Hackers a seus dados, utilização de engenharia social, sites e e-mails falsos e outros.

Engenharia Social

A engenharia social é um método de ataque onde a técnica utilizada é a persuasão.

Através de e-mail e/ou ligações telefônicas o usuário é induzido a fornecer informações importantes, ou realizar determinadas transações. Neste tipo de ataque, por exemplo, de posse de informações básicas da vítima é fácil se passar por um funcionário de um provedor e solicitar dados confidenciais, como senha do provedor.

SCAM

O Scan ou Golpe é qualquer ação que, normalmente tem como finalidade obter vantagem financeira em cima de uma vítima. Existem vários destes golpes atualmente sendo praticados através da internet e existem ainda os que irão surgir.
A forma de utilização deste tipo de fraude se dá basicamente através de dois métodos, sendo que o primeiro normalmente é caracterizado pela disponibilização de página na Internet e o outro através do envio de e-mails. Como exemplo deste tipo de esquema, temos o famoso “Golpe da Nigéria”. Neste golpe o usuário recebe um e-mail em nome de uma instituição governamental da Nigéria, onde é solicitado que esta pessoa actue como intermediária em uma transferência internacional de fundos. Obviamente, o valor mencionado normalmente corresponde a dezenas ou centenas de milhões de dólares. Como reconpensa a vitima terá direito de ficar com uma percentagem do valor da transação, porém é solicitado que o usuário pague antecipadamente uma certa quantia, normalmente alta, para arcar com taxas de transferência de fundos.

Phishing

O Phishing, também conhecido como pishing scam, é um tipo de golpe que utiliza como método mais comum o envio de um falso e-mail (geralmente de uma instituição conhecida) solicitando que o usuário preencha alguns dados em um formulário ou que instale códigos malicíosos atraés de falsos links (CERT, 2006). O objetivo deste tipo de fraude é obter acesso a dados dos usuários ou instalar programas espiões que,
escondidos do usuário, roubam informações como senhas, contas de bancos, números do cartão de crédito e outros. A tática da fraude pode variar um pouco, mas o resultado quase sempre é o de prejuízo para a vítima. Um dos exemplos mais comuns é o envio de e-mails, como cartões virtuais ( exemplo na figura 1), onde a vítima recebe um cartão virtual de um desconhecido, na mensagem é solicitado que o usuário clique em um link para poder olhar o cartão, geralmente estes links são falsos, levando o usuário a instalar
códigos espiões com o objetivo de roubar senhas ou número de cartões de crédito.

Outra variante deste tipo de golpe que se tornou uma praga ultimamente é o envio de avisos de instituições como Serasa, Companhias Telefônicas, Tvs a Cabo, Instituições Bancárias, Tribunal Eleitoral, e outras (exemplo na figura 2), enviando um aviso de débito ou informando que seu titulo eleitral foi cancelado, e que em ambos os casos, apresenta um link solicitando que o usuário clique nele para verificar os seus
dados. Se a vítima cair neste golpe, fatalmente terá seus dados roubados ou seu computador será infectado com programas espiões.

Páginas Falsificadas

O golpe com o uso de páginas falsificadas é um dos maiores responsáveis pelos prejuízos causados as instituições bancárias.
Este tipo de golpe normalmente inicia com um falso e-mail de uma instituição bancária, onde existe um link apontando para um endereço falso como sendo um atalho para a vítima acessar seu home banking. Uma vez que a pessoa clique no link, estará acessando uma página falsa da instituição, muito semelhante ao site original. Nesta página falsa serão solicitados dados como agência, conta e senha do seu banco, e após o prenchimento dos dados será pedido a confirmação do envio das informações, o problema é que sendo a página falsa, os dados digitados serão armazenados no computador dos Crackers, a partir daí os fraudadores poderão realizar qualquer operação com os seus dados, como transferências eletrônicas e saques em dinheiro.
Normalmente, a vítima só descobre o golpe quando se dá conta de operações não realizadas por ela em seu extrato bancário.

Boatos

Este tipo de Golpe é um dos mais comuns na Internet, normalmente, o objetivo do criador de um boato é verificar o quanto ele se propaga pela Internet e por quanto tempo permanece se propagando. De modo geral, os boatos não são responsáveis por grandes problemas de segurança (TERRA, 2006), mas podem causar preocupação se o boato induzir o usuário a entrar em determinado site para atualizar seus dados, ou instalar um determinado programa para eliminar um suposto vírus, obviamente todas estas informações são falsas e querem apenas confundir o usuário. Portanto, a melhor forma de se proteger de boatos é utilizar o bom senso e procurar certificar-se da veracidade das informações, também é possível acessar o site http://hoaxbusters.ciac.org/, que mantém, em inglês, uma lista dos boatos mais frequentes.

BIMx™ da GRAPHISOFT – visualização de modelos BIM no iPAD e iPhone

BIM & CADCloud Computing

BIMx™ da GRAPHISOFT é uma ferramenta de comunicação e apresentação 3D. Com esta aplicação o projecto arquitectónico pode ser explorado interactivamente através do Building Information Model (modelo BIM).

Cria ficheiros de apresentação 3D em qualquer fase do projecto, partilha-os e permite explorar o modelo BIM completamente sem ter de instalar ferramentas BIM proprietárias ou qualquer outra aplicação nos computadores dos interessados.

«Copiar Compensa» Os 12 grandes roubos do milénio

Copyright

Compilação dos 12 grandes roubos do milénio, apresentado por Rodrigo Moita de Deus na TEDxCascais.

Rodrigo Manuel Botelho Moniz Moita de Deus, nasceu a 21 de Novembro de 1977. Tem três filhos.

Actividade Profissional — Em Agosto de 1997 Executive Account na agência de publicidade Publicis; Abril de 1998 jornalista do semanário Euronotícias, na área da política; Fevereiro de 2000 jornalista do Semanário onde acumulou funções de Assessor do conselho de Administração do Grupo, director da revista Teenager, director e gerente do jornal Algarve Região; Setembro de 2001 comentador do programa “Noites Marcianas” na SIC; Outubro de 2002 coordena a assessoria de comunicação do Molds Event 2002 (Semana Internacional dos Moldes), para o ICEP; Em 2003 e 2004 é programador da feira “Livros no Chiado”. De Janeiro de 2003 a Fevereiro de 2005 desempenhou funções no gabinete da Vice-Presidente da Assembleia da República (IX Legislatura); Março de 2006 assessor do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud. Em Novembro de 2007 assumiu as funções de Director de Clientes da LPM Comunicação. Actualmente é Director Geral da Nextpower.

Proteja-se das fraudes na hora de pedir um crédito financeiro

Esquemas e FraudesFraudes e Esquemas

Os consumidores podem ser enganados de duas formas: através de instituições que dizem conceder créditos ou por supostos consultores financeiros. As primeiras têm como objetivo apenas conseguir o montante relativo às despesas de processo. Já os segundos dão a entender que o crédito foi aprovado, para receberem a comissão dos seus serviços, mas depois indicam que o banco não o concedeu.

Truques no Google para encontrar filmes, música e software

InternetTruques e Dicas

De seguida serão indicados uma série de códigos (truques/hacks) que lhe permitem refinar as pesquisas do Google, permitindo assim encontrar com relativa facilidade quase todo o tipo de conteúdos que pode desejar, mesmo aqueles que não deveriam ser encontrados…

Sejam música, filmes, software, documentos, com as palavras certas tudo pode ser encontrado! Basta escolher o código certo em função daquilo que procura, substituir em cada código a palavra texto a substituir por aquilo que pretende encontrar e deixar o Google fazer o trabalho sujo!

Estes pequenos truques permitem encontrar conteúdos alojados nos directórios abertos dos milhões de páginas guardados na base de dados do Google. Existe muita informação disponível online, em alguns casos sem o conhecimento do dono do conteúdo, estas técnicas permitem chegar a esses locais menos acessíveis…

Acreditem que chega a ser assustador aquilo que se pode encontrar: são senhas, documentos pessoais e confidenciais, fotos, conteúdos multimédia sujeitos a direitos de autor (filmes, música, …)

O básico para encontrar conteúdos nos directórios abertos das páginas é colocar na caixa de pesquisa do Google o seguinte código: intitle:index.of

Depois, basta adicionar palavra-chave para refinar a sua pesquisa. Tenha em atenção que:

  • se colocar o sinal + antes de uma palavra, significa que essa palavra aparecerá obrigatoriamente nos resultados do Google
  • se colocar o sinal – antes de uma palavra, significa que nenhum resultado será devolvido que contenha essa palavra
  • se pretender que uma expressão apareça tal como escreveu, deverá colocar essa frase entre aspas “…….”

[hr]

Agora na prática….

Para encontrar filmes utilize o seguinte código:

intitle:index.of “texto a substituir” +(.mkv|.mp4|.avi) -htm -html -php

Se pretender refinar um pouco a pesquisa, para encontrar filmes em alta definição (HD), com qualidade bluray,então utilize o seguinte código:

intitle:index.of “texto a substituir” “x264|720p|1080p|bdrip|brrip” (.mkv|.mp4) -htm -html -php

Para encontrar música utilize o seguinte código:

intitle:index.of “texto” +(.mp3|.ogg|.wma) -htm -html -php

Para encontrar aplicações para a plataforma Android utilize o seguinte código:

“index.of” “nome da aplicação” +apk -htm -html -php

Estas dicas não devem ser utilizadas para a obtenção de informações e conteúdos de terceiros, sem o seu consentimento ou sujeitos a protecção por direitos de autor. O download ilegal é crime! Mas, se descobrir qual o modo legal de fazer “O download”, informe-me…

[sws_speech_bubble position=”left” colorscheme=”applegreen” width=”690″ fontSize=”14″]

Um modo mais simples de utilizar estas dicas, é através do Google Hacks.

Este programa permite aumentar as chances de encontrar arquivos concretos, como vídeos, músicas, livros, documentos, torrents, ferramentas, etc.

Digite os termos de sua busca no campo “Search String”. Abaixo, em “Type”, defina que tipo de arquivo você deseja, entre várias categorias:

  • Application (aplicativo)
  • Book (livro)
  • Cache
  • Fonts (fontes)
  • Lyrics (letras)
  • Music (música)
  • Proxy
  • Tools (ferramentas)
  • Torrent
  • Video (vídeo)
  • Web hosting (hospedagem)

Para cada tipo, pode especificar mais detalhes, como formato (para livros, vídeos e músicas).

[/sws_speech_bubble]

index of filmes, apk index of, Como usar index of do Google para encontrar fotos, como achar filme no google, index of filmes dublados, index of/filmes mp4, index/filmes,

Guarde em PDF ou imprima Websites com o PrintFriendlye – Personalize as impressões

Cloud ComputingInternetServiços

Geralmente, quando pretendemos imprimir uma página Web e utilizamos as ferramentas de impressão dos nossos browsers, obtemos um documento desorganizado e cheio de elementos indesejáveis.

Com o PrintFriendly tudo fica muito mais fácil quando o objectivo é imprimir conteúdos de um Website. Quando falamos em imprimir com este serviço, temos 3 opções disponíveis:

  • Impressão em papel
  • Impressão em documento no formato .pdf (evita ter que instalar programas adicionais)
  • Envio por e-mail

O PrintFriendly remove publicidades e outro lixo, permitindo reduzir significativamente o tamanho das nossas impressões, e com isto, optimizar espaço e/ou papel.

mail ms93 url com tw,