LeftRight

Category : Curiosidades

Cerveja igual a água e melhor que vinho! Evita problemas cardíacos, hipertensão e diabetes

Curiosidades

Enquanto sabemos a partir de um estudo conduzido pela Booth Business School (Universidade de Chicago), que tinha como objetivo mensurar o quanto uma pessoa consegue resistir aos desejos e vontades ao longo do dia, que «usar o Twitter ou atualizar o status do Facebook pode ser mais difícil de resistir que a vontade de fumar ou tomar um copo de cerveja», temos o «VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde» e outros estudos que nos dizem que:

  • Beber cerveja após exercício físico não prejudica a hidratação.
  • A cerveja não cria barriga.. mas sim os petiscos!
  • Cerveja evita problemas cardíacos, hipertensão e diabetes.
  • Cerveja ou vinho? Cerveja…
  • O estudo de investigadoras da Faculdade de Medicina do Porto, conclui que compostos presentes na cerveja e outras bebidas podem inibir o crescimento do cancro da mama.
  • Estudos clínicos, efectuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 litro de cerveja excretaram 1,012 litros de urina enquanto que os que tinham bebido 1 litro de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.

Como funciona uma Estação de Tratamento de Água – ETA

CuriosidadesEngenhariaHidráulicaQualidade e Ambiente

Uma estação de tratamento de água – ETA, como o próprio nome indica, trata da água que é proveniente das barragens e permite obter água de boa qualidade para consumo humano e o seu fornecimento contínuo.

As principais etapas do tratamento da água são: floculação, decantação e filtração e, durante esses processos de tratamento são usados diversos produtos químicos.

Veja a infografia a seguir para perceber melhor o processo.

[swfobj src=”http://dl.dropbox.com/u/5842073/ENGENIUM/Funcionamento%20%20de%20uma%20esta%C3%A7%C3%A3o%20de%20tratamento%20de%20%C3%A1gua%20-%20ETA.swf” width=”100%” height=”500″ align=”center” allowfullscreen=”true”]

como funciona uma etar, como funciona uma eta, funcionamento de uma eta, etar como funciona, o que é uma eta, como funciona a eta, como funciona eta,

Ciclo Hidrológico | Ciclo da Água

CuriosidadesHidráulica

Pode admitir-se que a quantidade total de água existente na Terra, nas suas três fases, sólida, líquida e gasosa, se tem mantido constante, desde o aparecimento do Homem. A água da Terra – que constitui a hidrosfera – distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua – ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Proporção Áurea no NeuroMarketing

ArquitecturaCuriosidadese-Marketing

A Razão Áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas e foi uma ideia que Piet Mondrian partilhou com Leonardo Da Vinci, surgindo na maioria das suas obras.

O número de ouro (Phi maiúsculo) é um valor numérico aproximado de 1,618 e é considerado como uma oferta de Deus ao mundo, por ser símbolo de harmonia e representar a “proporção divina”.

qual a diferença entre divisão aurea e razão aurea ?,

Recordes do Guinness, made in Portugal

CuriosidadesEntretenimentoRanking
O livre de recordes «Guinness World Records» tem, em diversas categorias, umas mais estranhas que outras o selo de conquista made in Portugal. Veja de seguida onde os portugueses ficaram para a história escrevendo o seu nome no Livro de Recordes do Guinness:
  • O Maior Arroz de Lapas do Mundo, pesou 850kg e foi preparado a 02-07-2011, em Porto Moniz por uma iniciativa do Restaurante Cachalote. [notícia]
  • Concentração de 2.310 motas antigas batem recorde de 10 anos, em Fátima, numa iniciativa da revista “SóClássicas”.
  • A maior aula de judo do mundo contou com cerca de 4.000 participantes e foi promovida pelo judoca Nuno Delgado. A iniciativa teve o apoio da Fundação Nelson Mandela e a chancela da União Europeia de Judo e ocorreu em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa, no Dia Mundial da Criança.
  • O maior castelo insuflável do Mundo, está localizado em Braga e é um castelo insuflável com cerca de 30 metros de altura, o equivalente a dez andares, adianta a organização do BIG JUMP BRAGA 2011.
  • Um mega prato de bacalhau dourado entrou para o recorde do Guiness, onde foram servidos 3.134 pratos de bacalhau dourado, num total de 200 gramas por pessoa.
  • A livraria mais antiga do Mundo é a Livraria Bertrand e está estabelecida na Rua Garrett – Chiado, em Lisboa, desde 1732.
  • Tratado mais antigo. O Tratado da Aliança Luso-Britânica, assinado em Londres a 16 de Junho de 1373 e ainda em vigor.
  • Os portugueses estabeleceram, no século XV, o primeiro império oceânico de natureza comercial, sob a liderança de Infante Dom Henrique de Avis, duque de Viseu, também conhecido na História como Infante de Sagres ou Navegador.
  • O maior sobreiro do Mundo, encontra-se no Alentejo e pesará cerca de 102 toneladas, de onde é extraída aproximadamente uma tonelada de cortiça por colheita.
  • A maior floresta de cortiça também está localizada em Portugal. De acordo com o livro de recordes, 33 por cento da área mundial de sobreiros, cobrindo uma extensão de 725 mil hectares e sendo responsável por 51 por cento da produção mundial de cortiça.
  • O cineasta mais velho do Mundo é o português Manoel de Oliveira, já com 102 anos. Nasceu a 11 de Dezembro de 1908.
  • A maior palavra na língua portuguesa é, de acordo com o livro de recordes, inconstitucionalissimamente, com 27 letras. No entanto, parece ser anticonstitucionalissimamente a maior palavra do nosso vocabulário não-técnico, com 29 letras.
  • A maior colecção de garrafas de Whisky, pertence a Alfredo Gonçalves de Lisboa, que reuniu 10.500 garrafas de whisky diferentes.

maior sobreiro do mundo, guinness portugal, recordes do guiness portugueses, recordes do guinness, guinness world records portugal, record guinness portugal, recordes portugueses no guiness,

Referências Bibliográficas, a norma NP 405

CuriosidadesInternet

As NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas portuguesas na área da informação e documentação, harmonizadas com a norma internacional ISO 690 e definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.

  • A NP 405 – 1
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas de monografias, partes de monografias, revistas, artigos de revistas, normas e patentes. Deve utilizar-se para documentos impressos.
  • A NP 405 – 2
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para materiais não livro – cartaz, gravura, filme, registo vídeo ou sonoro, etc.
  • A NP 405 – 3
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos não publicados – monografias e publicações em série não publicadas comercialmente, circulares, cartas, manuscritos, música manuscrita, materiais cartográficos.
  • A NP 405 – 4
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos electrónicos ‐ bases de dados, programas de computador, revistas electrónicas, artigos de revistas, entre outros.

Lei n.º 37/2007 de 14 de Agosto

CuriosidadesLegislação

O enGENIUM 2.0 ainda respira… melhor do que nunca na realidade!

A Lei de que mais se falou no início de 2008, aquela rotularam como «Lei Facista», um atentado à liberdade… mas que que basicamente «Aprova normas para a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo.»

A lei supra referida apenas dá execução ao disposto na Convenção Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco, que procura estabelecer normas à prevenção do tabagismo, em particular no que se refere à:

  • protecção da exposição involuntária ao fumo do tabaco
  • regulamentação da composição dos produtos do tabaco
  • regulamentação das informações a prestar sobre estes produtos
  • embalagem e etiquetagem
  • sensibilização e educação para a saúde,
  • proibição da publicidade a favor do tabaco, promoção e patrocínio
  • medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação
    do consumo
  • venda a menores e através de meios automáticos,de modo a contribuir para a diminuição dos riscos ou efeitos negativos que o uso do tabaco acarreta para a
    saúde dos indivíduos.

.

Agora a parte difícil da coisa… nos termos da Lei 37/2007, endende-se por «Recinto fechado» todo o espaço limitado por paredes, muros ou outras superfícies e dotado de uma cobertura.

Assim, afinal quais são os locais onde é proibido fumar?

  • É resposta mais simples será: Em todos os «recintos fechados» – se ainda não é, será brevemente!

Que requisitos deverão ter os locais onde é admitido fumar?

  • Estejam devidamente sinalizadas, com afixação de dísticos em locais visíveis;

  • Sejam separadas FISICAMENTE das restantes instalações, OU disponham de dispositivo de ventilação, ou qualquer outro, desde que autónomo, que evite que o fumo se espalhe às áreas contíguas;

  • Seja garantida a ventilação directa para o exterior através de sistema de extracção de ar que proteja dos efeitos do fumo os trabalhadores e os clientes não fumadores.

Os 300 de Esparta e o seu «discurso lacónico»

Curiosidades

Lacónico,

adjectivo, significa «breve, segundo o estilo dos habitantes da Lacónia».

Fonte: Priberam Informática

Um dos povos míticos que a História conheceu, quer seja pelos seus costumes, hábitos ou proezas é o Espartano.

São várias as referências que se fazem a este povo na História, um desses episódios ocorreu durante uns Jogos Olímpicos.

Reza a história que estavam presentes, na assistência, gregos de muitas cidades-estado, cada um na sua secção.

Um ancião chegou mais tarde e procurava um lugar para assistir aos jogos na bancada. Mas era ridicularizado ou ignorado à medida que percorria a secções dos Atenienses, Tebanos,… Quando chegou à secção onde estavam os Espartanos, todos se levantaram e ofereceram-lhe o lugar. Nesse momento, todo o estádio se levantou e aplaudiu o gesto espartano.

Um episódio menos digno foi a Batalha de Maratona, um claro exemplo do egoísmo e egocentrismo espartano face aos outros povos.

A primeira invasão persa, por parte de Dário I, deu-se em 490 AC. A Pérsia procurava anexar a Grécia ao seu vasto império e castigar Atenas. Esta pediu ajuda a Esparta. Entretanto, a armada persa encontrava-se estacionada na Baía de Maratona e as tropas desembarcaram.

Os Atenienses, apesar de em menor número, venceram os persas e um mensageiro correu 34,5 km, de Maratona até Atenas, para dar as boas novas de que os persas tinham sido vencidos, após dar as boas notícias à cidade, morreu de exaustão.

Foi a História de Pheidippides, o mensageiro grego que morreu para dar as boas novas, que inspirou a criação da moderna Maratona, a prova rainha dos Jogos Olímpicos.

A grande glória dos Espartanos vem de 480 AC, com os «300 de Esparta», no qual, um grupo de 300 espartanos parou, durante dias, a invasão da Grécia por parte de um exército de milhares de Persas.

Termópilas cantam as glórias de Esparta, Maratona corre os seus defeitos.

O adjectivo «espartano» significa, em muitas línguas, «rigoroso, austero, desprovido de coisas supérfluas». Estas eram virtudes espartanas que eram inculcadas desde cedo nas suas crianças.

O adjectivo «lacónico», que é sinónimo em várias línguas de «sucinto, breve» está também ligado aos espartanos. A região controlada por Esparta era a Lacónia, razão pela qual os espartanos eram também chamados lacónicos.

Fonte: Cognosco

.