LeftRight

Category : Qualidade e Ambiente

Vantagens e desvantagens da Incineração e Co-incineração

Qualidade e Ambiente

Em Portugal, os Resíduos Industriais Perigosos carecem de um tratamento especial adequado, com recurso a tecnologias eficazes do ponto de vista ambiental, económico e social.

Cada vez mais, necessitamos de controlar correctamente estes resíduos, para que deles não resultem, directa ou indirectamente, impactes negativos significativos, que se traduzam em prejuízos incontroláveis e irreversíveis para o nosso país.

Existem várias estratégias colocadas como hipótese de análise e resolução do problema relativo aos Resíduos Industriais Perigosos. Entre as várias formas de tratamento dos mesmos, este artigo visa salientar e comparar duas delas, a incineração e a co-incineração, pelo facto de existirem estudos minuciosos, permitindo por isso, ponderar estas duas estratégias como melhores alternativas ao problema.

co-incineração vantagens e desvantagens, incineração vantagens e desvantagens, vantagens e desvantagens da incineração, desvantagens da incineração, vantagens da incineração, co incineração vantagens e desvantagens, vantagens e desvantagens da co-incineração,

Como funciona uma Estação de Tratamento de Água – ETA

CuriosidadesEngenhariaHidráulicaQualidade e Ambiente

Uma estação de tratamento de água – ETA, como o próprio nome indica, trata da água que é proveniente das barragens e permite obter água de boa qualidade para consumo humano e o seu fornecimento contínuo.

As principais etapas do tratamento da água são: floculação, decantação e filtração e, durante esses processos de tratamento são usados diversos produtos químicos.

Veja a infografia a seguir para perceber melhor o processo.

[swfobj src=”http://dl.dropbox.com/u/5842073/ENGENIUM/Funcionamento%20%20de%20uma%20esta%C3%A7%C3%A3o%20de%20tratamento%20de%20%C3%A1gua%20-%20ETA.swf” width=”100%” height=”500″ align=”center” allowfullscreen=”true”]

como funciona uma etar, como funciona uma eta, funcionamento de uma eta, etar como funciona, o que é uma eta, como funciona a eta, como funciona eta,

InterSIG Portugal | Dados Geográficos do INAG

Qualidade e AmbienteUrbanismo e Gestão Territorial

O InterSIG é um gestor de informação geográfica cujo objectivo é centralizar e organizar todos os dados geográficos existentes no INAG, promovendo a sua disponibilização, tanto a nível interno como para o público em geral, segundo níveis de acesso e usando uma interface comum.

A informação disponibilizada neste sistema abrange ortofotomapas, modelos digitais do terreno, curvas de nível, pontos cotados, cartografia vector de base, entre outros tipos de informação.

Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)

LegislaçãoQualidade e Ambiente

O Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) resulta da obrigatoriedade de registo preconizada no artigo 48.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro. De acordo com a Portaria n.º 1408/2006, de 18 de Dezembro, os produtores e os operadores de gestão de resíduos que, ao abrigo do Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), publicado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, estão obrigados à inscrição no SIRAPA, têm de efectuar o preenchimento e submissão do MIRR, referente ao ano anterior, até 31 de Março de cada ano.

sirapa mirr 2011, mirr 2011, mirr, sirapa mirr 2012, sirapa 2012, preenchimento mirr 2011, sirapa mirr,