LeftRight

Category : Hidráulica

Prevenção de municípios e cidadãos – Precipitação, cheias, inundações e neve

HidráulicaVias de Comunicação

Com o final do Outono e a aproximação do Inverno há que acautelar os efeitos de algumas vulnerabilidades a que normalmente o território continental fica sujeito.
A precipitação, a queda de neve, as cheias e as inundações podem causar elevados danos pessoais e materiais. Vejamos como podemos minimizá-los e evitá-los se todos, cidadãos e autarquias, agirmos antecipadamente.

como a nevr provoca a cheia, Factores de preciptação, percipitaçao prevencao,

Tsunami em Lisboa, quais as zonas de risco?

HidráulicaUrbanismo e Gestão Territorial

Sérgio Freire, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional (e-GEO), da Universidade Nova de Lisboa, é autor de um estudo que estima a população exposta ao risco de um tsunami se este atingisse a Área Metropolitana de Lisboa (AML).

«Se durante a noite Lisboa fosse atingida por um maremoto, 200 mil pessoas seriam atingidas. Durante o dia, esse número duplicaria», destaca o diário Público.

A susceptibilidade à inundação por tsunami da faixa costeira e das zonas ribeirinhas na AML é já conhecida mas, segundo o investigador, hoje em dia, um fenómeno desta tipologia seria muito mais devastador do que o maremoto de 1755, por exemplo.

Como funciona uma Estação de Tratamento de Água – ETA

CuriosidadesEngenhariaHidráulicaQualidade e Ambiente

Uma estação de tratamento de água – ETA, como o próprio nome indica, trata da água que é proveniente das barragens e permite obter água de boa qualidade para consumo humano e o seu fornecimento contínuo.

As principais etapas do tratamento da água são: floculação, decantação e filtração e, durante esses processos de tratamento são usados diversos produtos químicos.

Veja a infografia a seguir para perceber melhor o processo.

[swfobj src=”http://dl.dropbox.com/u/5842073/ENGENIUM/Funcionamento%20%20de%20uma%20esta%C3%A7%C3%A3o%20de%20tratamento%20de%20%C3%A1gua%20-%20ETA.swf” width=”100%” height=”500″ align=”center” allowfullscreen=”true”]

como funciona uma etar, como funciona uma eta, funcionamento de uma eta, etar como funciona, o que é uma eta, como funciona a eta, como funciona eta,

Ciclo Hidrológico | Ciclo da Água

CuriosidadesHidráulica

Pode admitir-se que a quantidade total de água existente na Terra, nas suas três fases, sólida, líquida e gasosa, se tem mantido constante, desde o aparecimento do Homem. A água da Terra – que constitui a hidrosfera – distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua – ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Aqueduto das Águas Livres

ArquitecturaEngenhariaHidráulicaObras emblemáticas

O Aqueduto das Águas Livres – também conhecido por Aqueduto de Alcântara – foi mandado construir por D. João V em 1731 para resolver os graves problemas de abastecimento de água com que Lisboa se confrontava, encontrando-se classificado como Monumento Nacional desde 2002. Até meados do século XVIII, «a cidade contava, nessa data, com cerca de 80.000 habitantes e apenas 560 m3 de água, o que correspondia a 7 litros por habitante.»

Funcionamento de Válvulas Automáticas de Controle

Hidráulica

As válvulas de regulação são normalmente utilizadas em infra-estruturas hidráulicas para regular caudais, pressões e níveis.

A variedade é grande mas, no geral, o esquema de funcionamento e as soluções disponíveis entre diversos construtores deste tipo de equipamentos hidráulicos é muito semelhante e por isso, qualquer referência a marcas não indica nenhuma preferência específica.

Com um funcionamento por vezes estranho, vamos tentar organizar uma série de conteúdos que nos podem ajudar a compreender melhor o funcionamento de cada sistema de válvulas automáticas de controle.

valvulas automaticas, electroválvulas funcionamento, funcionamento de valvulas hidraulicas, válvula de controle funcionamento,

Especificações LNEC e Eurocódigos em Português

EdifíciosEngenhariaEstruturasGeotecniaHidráulicaLegislaçãoVias de Comunicação

Foi actualizada a lista das partes dos Eurocódigos disponíveis no enGENIUM 2.0, tendo-se adicionado diversas partes em Português (versões NP EN(V)) e outras partes que estavam em falta.
Pode consultar em http://engenium.wordpress.com/2006/10/18/eurocodigos/

.

Foi igualmente actualizada a lista de Especificações do LNEC disponíveis em função das especificações vigentes, consulte em http://engenium.wordpress.com/2006/10/18/especificacoes-lnec/

.

Partilhe também os seus documentos através do www.4shared.com , um serviço que permite armazenar online de forma gratuíta e muita rápida arquivos com até 100MB num disco virtual com 5Gb de espaço!

eurocodigos portugues,

Sistemas de Rega – Concepção e Instalação

ArquitecturaEngenhariaHidráulicaVias de Comunicação

Se tiver em conta que 70% de toda a água utilizada no mundo é usada para regar plantações agrícolas e jardins, a ideia de poupança de água através da rega eficiente é vital no futuro das nossas reservas de água.

Os sistemas de rega, nas suas variantes, utiliza aspersores, que podem variar de pequenos pulverizadores emergentes usados num simples jardim, até aspersores rotativos de maiores dimensões para aplicações comerciais ou agrícolas; ou, em sistemas de baixo volume, gotejadores, brotadores e micro pulverizadores para distribuir a quantidade de água adequada lenta e uniformemente, nas raízes das plantas ou próximo delas, eliminando as perdas.
Estes componentes, combinados com controlos avançados que ajustam os calendários de rega de acordo com as condições climatéricas e as necessidades das plantas constituem alguns dos sistemas mais eficientes disponíveis hoje em dia.

Rain Bird
em «
O uso inteligente da água»

sistemas de rega agricola, sistema de rega agricola, sistema de rega, sistemas de rega, rega agricola, como instalar sistema de rega, passos para montar sistema de rega,