LeftRight

Category : Edifícios

10 Passos para obter o Certificado Energético de um imóvel

Edifícios

Para a realização do processo de certificação energética é importante seguir um conjunto de passos.

Comece por consultar vários peritos e formalizar a sua contratação com quem lhe oferecer a melhor proposta, tendo em conta o preço e a garantia de prazos. Reúna toda a documentação solicitada com antecedência e durante a visita do perito ao imóvel procure esclarecer todas as dúvidas sobre as medidas necessárias para um melhor desempenho energético. Certifique-se de que todos os espaços de sua casa estão acessíveis (sótão, caves, casa das máquinas). Antes de terminar o processo, confirme se recebeu toda a informação e confira se os valores pagos correspondem aos declarados na fatura e recibo.

Infraestrutura Nacional de Cadastro Predial (INCP)

EdifíciosEngenharia

Já desde 1801 que em Portugal de pretende realizar uma infraestrutura nacional de cadastro predial (INCP), «altura em que é feita a primeira referência conhecida ao cadastro da propriedade fundiária em Portugal, num Alvará Régio onde é determinada a execução, pelo Cosmógrafo de cada comarca, de um livro contendo “Cartas Particulares […] em que se descrevam, e configurem todas as Herdades, Quintas, Prazos, Fazendas, e outros bens, assim Ruraes, como urbanos […]”. Outras referências à execução de Cadastro, em documentos oficiais, são feitas em 1848, em 1926, em 1995, e mais recentemente em 2007, 2009 e 2011.»

Guia ADENE para a Reabilitação Urbana: Coberturas Eficientes

EdifíciosEngenharia

A ADENE – Agência para a Energia lançou, o primeiro de um conjunto de guias para a reabilitação energético-ambiental dos edifícios: a publicação “Coberturas Eficientes” é da autoria da arquitecta Lívia Tirone.

Esta publicação assume especial relevo, uma vez que quase dois terços das habitações portuguesas apresentam potencial de reabilitação, com ganhos de eficiência energética que podem variar entre 25 e 50 por cento.

Arquitetura Popular Portuguesa | Casas Tradicionais

ArquitecturaEdifícios

A arquitetura tradicional portuguesa, baseada na ancestral arte de construir e na humanização da paisagem é, numa época em que não existiam redes de transporte nem tecnologias de climatização e iluminação artificiais, marcada pela otimização de processos construtivos e a utilização de materiais e recursos locais, de acordo com as características climatéricas no local de implantação e resultando do desenvolvimento de diversos condicionalismos, nomeadamente geográficos, económicos, sociais, históricos e culturais.

casas tradicionais portuguesas, arquitectura tradicional portuguesa, arquitectura popular portuguesa, casas típicas portuguesas, casa tradicional portuguesa, arquitectura popular portuguesa pdf, arquitectura vernacular portuguesa,

Planos de Emergência

EdifíciosGlossários e TradutoresUrbanismo e Gestão Territorial

Um plano de emergência, é um documento que reúne as informações e estabelece os procedimentos que permitem organizar e empregar os recursos humanos e materiais disponíveis, em situação de emergência.

Os planos de emergência consoante a extensão territorial visada, são nacionais, regionais, distritais ou municipais e, consoante a sua finalidade, são gerais ou especiais. Os planos especiais poderão abranger áreas homogéneas de risco cuja extensão seja supra municipal ou supra distrital.

plano de emergencia para construção civil, planos de emergência, planta de emergencia dwg, plano de emergência construção civil, plano de emergencia na construção civil, plano de emergência legislação,

Cálculo online de espessuras de isolamentos e pormenores construtivos

EdifíciosEngenharia

A DOW – Building Solutions, disponibilizou no seu portal uma ferramenta para cálculo de espessuras mínimas de isolamento necessário para obtenção dos valores Uref definidos no novo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios – RCCTE, Decreto-Lei n.º 80/2006, de 4 de Abril. Conforme realçam, esta ferramenta não substituí um estudo aprofundado e respectivo processo de cálculo, mas permite, de uma forma simples, a obtenção de uma espessura para casos de obra correntes.

Aqui poderá experimentar essa ferramenta e visualizar um conjunto de pormenores construtivos em formato DWG e DXF, na área da térmica de edifícios.

pormenor construtivo, detalhes construtivos dwg,