Desenhar pode ajudar a aprender ciência, revela estudo

6 anos ago by in Curiosidades, Notícias

Devem os estudantes das ciências desenhar mais?

Uma imagem vale por mil palavras e algo simples como criar os próprios desenhos ajuda os alunos a compreender conceitos de ciência, afirmam os cientistas da Universidade Deakin, na Austrália.

[hr]

[hr]

De acordo com o estudo publicado na revista Science, publicada a 26 Agosto de 2011, os investigadores sugerem que o desenho de mão livre deve ser reconhecido como um elemento chave na educação científica a par da escrita, da leitura e da fala.

 

Para Russell Tytler, o desenho pode ser usado para envolver os alunos nas aulas de ciência, pois permite-lhes gerar as suas próprias representações de diagramas científicos comuns, ajudar na comunicação de conceitos científicos para os outros, mostrar o significado de conceitos e ajudá-los a aprender a matéria.

«A visualização é parte integral do pensamento científico», afirmou. «Os cientistas não usam apenas palavras mas dependem de diagramas, vídeos, fotografias e outras imagens para fazer descobertas, explicar resultados e excitar o interesse público».

 

Ouça ainda a Science Podcast: entrevista a Shaaron Ainsworth, sobre os benefícios dos desenhos para aprender ciência. (en)

FONTE: www.cienciahoje.pt



One Response to “Desenhar pode ajudar a aprender ciência, revela estudo”


Excelente e pertinente publicação.
Muito obrigado.

Leave a Comment