Guia ADENE para a Reabilitação Urbana: Coberturas Eficientes

6 anos ago by in Edifícios, Engenharia
Edifícios Eficientes

A ADENE – Agência para a Energia lançou, o primeiro de um conjunto de guias para a reabilitação energético-ambiental dos edifícios: a publicação “Coberturas Eficientes” é da autoria da arquitecta Lívia Tirone.

 

«Quase dois terços das habitações portuguesas apresentam um enorme potencial de reabilitação urbana, sobretudo aquelas que foram construídas nas décadas de 70 e 80, podendo melhorar a sua eficiência energética em média entre 25 e 50 por cento», escreve Alexandre Fernandes, director-geral da ADENE, na contracapa do livro.

Tendo em conta estes números, com o lançamento destes guias, a ADENE pretende disponibilizar informação aos proprietários de imóveis, que poderão a partir deles agir directamente nos edifícios, “ganhando não só na optimização de consumos energéticos, mas também na qualidade de vida”, explica a agência em comunicado.

O guia “Coberturas Eficientes” inclui não só uma análise das patologias de intervenção prioritária, mas também uma apresentação de oportunidades de intervenção ao nível da água, da energia, da produção alimentar ou do ruído, e de soluções robustas quer para telhados tradicionais quer para coberturas planas.

 

Guias para a Reabilitação Urbana: Coberturas Eficientes. Lívia Tirone. ADENE – Agência para a Energia. 2011

Leave a Comment