Proporção Áurea no NeuroMarketing

6 anos ago by in Arquitectura, Curiosidades, e-Marketing
Proporção de ouro

A Razão Áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas e foi uma ideia que Piet Mondrian partilhou com Leonardo Da Vinci, surgindo na maioria das suas obras.

O número de ouro (Phi maiúsculo) é um valor numérico aproximado de 1,618 e é considerado como uma oferta de Deus ao mundo, por ser símbolo de harmonia e representar a “proporção divina”.

Foi utilizado ao longo da história, em variados contextos e por várias personalidades e obras, entre as mais conhecidas teremos Leonardo Da Vinci, EuclidesFídiasLeonardo FibonacciJohannes KeplerLe CorbusierSalvador Dali, …

 

Atualmente, a proporção áurea tem sido muito destacada nas publicações e estudos sobre neuromarketing, sendo diversos os testes psicológicos que demonstraram que o retângulo de ouro é de todos os retângulos o mais agradável à vista, sendo assim aceite como a relação geométrica que melhor vende.

Cartões de crédito, livros, cartões de visita, convites, maços de tabaco, etc. São diversos os objectos com que lidamos no nosso dia-a-dia que têm as suas dimensões respeitando a proporção áurea, também denominada de número de ouro, número áureo, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão.

 

 

«A divisão de um segmento feita segundo essa proporção denomina-se divisão áurea, a que Euclides chamou divisão em média e extrema razão, também conhecida por secção divina pelo matemático Luca Pacioli ou secção áurea segundo Leonardo da Vinci.»

 

Um retângulo de ouro tem a interessante propriedade: se o dividirmos num quadrado e num retângulo, o novo retângulo é também de ouro. Repetido este processo infinitamente e unidos os cantos dos quadrados gerados, obtém-se uma espiral a que se dá o nome de espiral de ouro.

 

qual a diferença entre divisão aurea e razão aurea ?, A secção áurea é denominada também de número de ouro razão áurea ou segmento áureo, retângulo de ouro,

Leave a Comment