Sinais verticais e símbolos rodoviários para AUTOCAD (dwg e dxf)

Baseados no Regulamento de Sinalização do Trânsito (Decreto Regulamentar n.º 22-A/98, de 1 de Outubro, com a redacção dada pelos Decretos Regulamentares nº 41/2002, de 20 de Agosto, e nº 13/2003 de 21 de Junho), os ficheiros NormaDWG e NormaDXF disponibilizados no site do EP, correspondem desenhos exactos, dos tipos DWG e DXF, respectivamente.

Os desenhos, são directamente utilizáveis no projecto (p.ex. de pré-avisos) e no corte de telas para o fabrico de sinais. Aos sinais corresponde a dimensão normal de 0,70 m, ou a dimensão unitária, no caso dos símbolos.

Por sua vez, o ficheiro de instalação das fontes correspondentes aos abecedários e numerários tipo da sinalização vertical utilizáveis nas versões 14, 2000, 2004 e 2006 do AutoCAD.

in EP – Estradas de Portugal S.A.

Normas JAE (@ http://carlosaroque.tripod.com)

sinais de transito dwg, sinalização vertical dwg, simbolos rodoviarios, sinais de transito verticais, sinalização transito autocad, placas de indicação dnit dwg, desenho de estradas cad,

  • Jorge Cardoso

    Venho por este meio perguntar se alguém tem conhecimento se o ficheiro de instalação das fontesdo EP funciona em AutoCad2008 e em caso afirmativo se me podem dar indicações de como pô-lo a funcionar. Obrigado

  • Francisco Carlos do Nascimento

    quero ver se funciona

  • Mario Freitas

    Venho por este meio perguntar se alguém tem conhecimento se o ficheiro de instalação das fontesdo EP funciona em AutoCad2008 e em caso afirmativo se me podem dar indicações de como pô-lo a funcionar. Obrigado

  • http://carlosaroque.tripod.com Carlos de Almeida Roque

    A elaboração da Norma de Sinalização Vertical (bem como os ficheiros NormaDWG e NormaDXF) precederam a publicação do RST, tendo a mesma sido integrada no RST nos seguintes termos: “No fabrico dos sinais de trânsito deve ser respeitado o grafismo dos caracteres, símbolos e pictogramas, bem como os pormenores de dimensionamento constantes das normas relativas ao desenho dos sinais aprovadas pela Direcção Geral de Viação, sob proposta da Junta Autónoma de Estradas”; “estas normas podem estar contidas em suporte informático” – (n.os 2 e 3 do artigo 5.º do RST).

    A NSV serviu de base à elaboração e edição do RST, sendo os desenhos da NSV que estão incluídos na edição do RST.

    A descrição deste processo está feita, com algum pormenor, na publicação Sinalização Vertical (disponível em carlosaroque.tripod.com).

    Carlos de Almeida Roque
    (o envio do comentário foi interrompido por uma falha da minha ligação à Net, daí esta resposta)