Os 300 de Esparta e o seu «discurso lacónico»

12 anos ago by in Curiosidades

Lacónico,

adjectivo, significa «breve, segundo o estilo dos habitantes da Lacónia».

Fonte: Priberam Informática

Um dos povos míticos que a História conheceu, quer seja pelos seus costumes, hábitos ou proezas é o Espartano.

São várias as referências que se fazem a este povo na História, um desses episódios ocorreu durante uns Jogos Olímpicos.

Reza a história que estavam presentes, na assistência, gregos de muitas cidades-estado, cada um na sua secção.

Um ancião chegou mais tarde e procurava um lugar para assistir aos jogos na bancada. Mas era ridicularizado ou ignorado à medida que percorria a secções dos Atenienses, Tebanos,… Quando chegou à secção onde estavam os Espartanos, todos se levantaram e ofereceram-lhe o lugar. Nesse momento, todo o estádio se levantou e aplaudiu o gesto espartano.

Um episódio menos digno foi a Batalha de Maratona, um claro exemplo do egoísmo e egocentrismo espartano face aos outros povos.

A primeira invasão persa, por parte de Dário I, deu-se em 490 AC. A Pérsia procurava anexar a Grécia ao seu vasto império e castigar Atenas. Esta pediu ajuda a Esparta. Entretanto, a armada persa encontrava-se estacionada na Baía de Maratona e as tropas desembarcaram.

Os Atenienses, apesar de em menor número, venceram os persas e um mensageiro correu 34,5 km, de Maratona até Atenas, para dar as boas novas de que os persas tinham sido vencidos, após dar as boas notícias à cidade, morreu de exaustão.

Foi a História de Pheidippides, o mensageiro grego que morreu para dar as boas novas, que inspirou a criação da moderna Maratona, a prova rainha dos Jogos Olímpicos.

A grande glória dos Espartanos vem de 480 AC, com os «300 de Esparta», no qual, um grupo de 300 espartanos parou, durante dias, a invasão da Grécia por parte de um exército de milhares de Persas.

Termópilas cantam as glórias de Esparta, Maratona corre os seus defeitos.

O adjectivo «espartano» significa, em muitas línguas, «rigoroso, austero, desprovido de coisas supérfluas». Estas eram virtudes espartanas que eram inculcadas desde cedo nas suas crianças.

O adjectivo «lacónico», que é sinónimo em várias línguas de «sucinto, breve» está também ligado aos espartanos. A região controlada por Esparta era a Lacónia, razão pela qual os espartanos eram também chamados lacónicos.

Fonte: Cognosco

.

Leave a Comment