Estudo da DECO diz que Viseu é a melhor cidade para viver em Portugal

Em Portugal, Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são as melhores cidades para viver, revela estudo da DECO PROTESTE.

Setúbal, Lisboa e Porto são as que mais desagradam aos respectivos habitantes.


«O estudo da Deco vai ser publicado na revista Proteste de Julho/Agosto e emerge de um inquérito que abrangeu 18 capitais de distrito do continente, com o emprego, a segurança e o combate à criminalidade, o acesso a cuidados de saúde e a habitação a serem os factores que mais influenciaram a satisfação dos inquiridos com o local onde vivem.



O inquérito foi também realizado em Espanha, Itália e Bélgica, num total de 76 cidades, incluindo as portuguesas.

 

No ranking total, o melhor lugar de uma cidade portuguesa foi para Viseu, que ficou em 17º, e o pior para Setúbal – que a par de Lisboa e Porto são as menos bem colocadas no país, no lugar 74º, precedida apenas por Nápoles e Palermo, em Itália.» [SOL]

 

Cidade Índice de qualidade de vida (%) Classificação internacional
Viseu 59,86 17
Castelo Branco 57,93 21
Aveiro 57,9 22
Bragança 57,83 23
Viana do Castelo 57,71 26
Braga 56,39 31
Coimbra 55,13 40
Évora 54,41 41
Beja 53,57 46
Vila Real 53,37 50
Leiria 53,26 52
Portalegre 52,84 53
Guarda 51,8 58
Santarém 49,93 64
Faro 49,5 66
Porto 46,45 70
Lisboa 45,93 71
Setúbal 43,79 74

 



Para conhecer os resultados nas restantes nas cidades, clique aqui.

O EXPRESSO fez um trabalho semelhante mas com conclusões um pouco diferentes, veja os resultados e faça a sua escolha.


 


melhor cidade para viver portugal, cidades portuguesas com melhor qualidade de vida, melhor cidade para se viver em portugal, melhor sitio para viver em portugal, melhor cidade para viver em portugal, viseu melhor cidade para se viver, cidades de portugal com melhor qualidade de vida,

  • A Almeida

    Sou e vivo em Viseu e reconheço  que é uma cidade espectacular em todas as vertentes sociais e estruturais. Fico feliz por este reconhecimento justo.

  • Pingback: Anónimo

  • http://imolorservicos.webnode.pt/ Artur Pimentel

    Vila Real é uma boa cidade para viver. Limpa, com boa relação com o ambiente e com boas infraestruturas. Quem tem trabalho, pois tudo depende disso, é uma cidade onde tudo fica perto e há mesmo todos os serviços. Na área da saúde, transportes e lazer a oferta é muito boa. Claro que eu sou vilarealense e por isso insuspeito :) .

  • Ana

    Guimarães entrou para a conta?

  • alfredo das couves

    eu acho que a melhor cidade para se viver é mértola porque eu vivo do rendimento minimo garantido que o amigo sócrates me arranjou e nao gosto de trabalhar e gosto de andar de burro e comer peixinho do rio guadiana, é aqui bem perto do algarve, essa regiao rica e internacional sem bimbos nem montanheiros cheia de malucos e tarados, sinto-me até bastante evoluído porque por vezes passam aqui grandes bimbos de trás os montes carregados com geleiras e arcas cheias de presunto e patas de porco a caminho dos seus piqueniniques no mato e por isso penso que mértola é a melhor cidade para se viver e tenho 9 filhos e 11 porcos

  • PAULO REIS

    Aveiro e sem duvida uma cidade linda e com condicoes de se autoproclamar-se uma das melhores cidades de Portugal para se viver ,com boas infrastruturas ,acessos , coltura, devertimento ,paias ,laser ,campo etc etc , no entanto ha outras cidades portuguesas muito favoraveis para uma boa qualidade de vida ,como Viana do Castelo , Braga ,viseu ,Portimao ,e outras , no entanto com a crise economica que se instalou em Portugal a escolha reverte-se nas cidades com mais oferta de trabalho e mais fortes em industrias . Ha que ter em conta factores em que estao directamente relacionados com a qualidade de vida , o que a meu ver faz com que uma particular cidade ou destrito ,concelho etc , oferecao um bom pacote . Espacos verdes , transporte e acebelidades , hospitais e servicos de saude ,escolas ,coltura, traquilidade e seguranca, dinamismo impresarial e comercio que se reflectem em emprego e competicao, ordenamento da area envolvente , natureza , infrastroturas desportivas e pescinas etc,etc, em suma uma cidade que proprocione um bem estar a popolacao que por sua vez se sinta feliz e que a consecoencia disso seija mais prodotevidade e competicao gerando ainda mais riqueza para o local . As pessoas sao mesmo isso pessoas que merecem o bem estar para que foncionem com mais eficiencia nas suas vidad proficionais e produtivas , as cidades sao o espelho da felecidade das pessoas …

    • Jesus

      Acho irónico mencionar cultura e escrevê-la mal, posso ser só eu.

    • Pedro Prazeres

      Muito bom Sr. Paulo Reis!!! De facto é um boa cidade para se viver!! E então a partir de agora, a pérola do seu comentário, ainda vai ficar mais aliciante para se viver!!!

      Eu concordo com o estudo após ter vivido em Coimbra, Aveiro, Lisboa e Viseu!

  • http://notonlybridges.blogspot.com xm carreira

    Braga é uma cidade óptima para viver se tens trabalho. Gosto bastante de Braga e da região do Minho. Além disso, os apartamentos são económicos em comparação com onde eu moro. Infelizmente, a última vez que passei por Braga encontrei uma malta deprimida pelos efeitos da crise económica, com muitas lojas fechadas, poucas pessoas no sábado á noite e muitos prédios para arrendar. Espero que tudo corra melhor no futuro.