Consumo de equipamentos em standby

9 anos ago by in Energia

Quando se diz que um equipamento eléctrico está em stand-by significa que está em repouso, mas pronto a trabalhar, significa isto que mesmo em modo standby, continuam a consumir energia eléctrica.

Seja a luz da sua televisão, leitor de DVD, micro-ondas, aparelhagem, computador, carregador de telemóvel,… permanecer ligada em stand-by, é desperdiçar dinheiro!

De acordo com o estudo «Standby Power and Low Energy Networks – issues and directions», o consumo médio de electricidade dos equipamentos eléctricos e electrónicos em standby, representa, na União Europeira, cerca de 11% do total da energia anualmente consumida por habitação.

Isoladamente os consumos em repouso serão insignificantes, mas em simultâneo e contabilizando um período de 365 dias… Nota-se e bem!!

Realizado no âmbito do projecto SELINA, o relatório «Standby and Off-mode Energy Losses In New Appliances Measured in Shops», permite saber quanto consumem diversos equipamentos em variados estados de funcionamento.

De seguida são apresentados alguns indicadores de quanto podem custar, anualmente, equipamentos em standby:

  • 1x Televisão em standby, equivale a um consumo de 4,32 euros/ano
  • 1x Gravador de vídeo, equivale a um consumo de 4,79 euros/ano
  • 1x Aparelhagem Hi-Fi, equivale a um consumo de 5,75 euros/ano
  • 1x Carregador de telemóvel, equivale a um consumo de 1,92 euros/ano
  • 1x Telefone sem fios, equivale a um consumo de 4,79 euros/ano
  • 1x Escova de dentes, equivale a um consumo de 1,44 euros/ano
  • 1x Monitor de computador, equivale a um consumo de 3,84 euros/ano
  • 1x Impressora de jacto de tinta, equivale a um consumo de 2,40 euros/ano
  • 1x Scanner, equivale a um consumo de 3,84 euros/ano
  • 1x Microondas, equivale a um consumo de 2,88 euros/ano

fonte

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que o consumo de energia eléctrica dos equipamentos cresça cerca de 25%, entre 2000 e 2020, por isso, já estão a ser tomadas as medidas para que a partir de 2013, os equipamentos tenham que ter uma função de encerramento automático, para permuta do equipamento para off-mode ou standby passado um pequeno período de repouso. Jornal Europeu

No poupar é que está o ganho!, é uma frase feita mas muito bem aplicada neste caso.

One Response to “Consumo de equipamentos em standby”


Manuel
23/07/2012 Responder

Sim realmente é um problema o custo do consumo anula do standby, eu consegui encontrar uma forma de resolver o problema do standby, adquiri tomadas inteligentes que eliminam o standby das TV e de todos os seu periféricos , sempre que desligo a minha TV passados uns segundos todos os equipamente são desligados :) comprei nesta empresa
http://www.rlwebdigital.com

Leave a Comment