Richard Rogers vence RIBA Stirling Prize

O Royal Institute of British Architects (RIBA) destinguiu com o Prémio Stirling de Arquitectura, o arquitecto britânico Richard Rogers, pelo novo terminal do Aeroporto de Barajas, em Madrid.

O prémio que visa agraciar arquitectos da União Europeia, cujos edifícios contribuam para o desenvolvimento da arquitectura no Reino Unido, concede anualmente ao seu vencedor 30 mil euros.

O conjunto projectado por Richard Rogers foi concebido para servir 35 milhões de passageiros ao ano, e tornou a cidade de Madrid no centro de convergência das principais rotas europeias.

Contemplando um desenho modular e uma cobertura que recria o movimento das ondas, o projecto conjuga o vidro o metal e o bambu, bem como o aço pré-fabricado, utilizado na cobertura.

in CONSTRUIR, 17/10/2006

Clique em cada item para ver imagens da concepção, construção e resultado final do projecto.

Poderá ser do seu interesse:

  1. Richard Rogers vence Prémio Priztker 2007
  • Rossi

    Eu tenho uma teoria! a cobertura não é uma recriação do movimento das ondas mas sim a estilização do “M” da palavra Madrid.ESTA COBERTURA QUER SER UM “M” ;)
    Já agora , e a propósito de terminais de aeroporto, vale a pena dar uma vista de olhos ao terminal da TWA, em Nova Iorque, do arq.tº Eero Saarinen. Fotos podem ser encontradas em http://www.greatbuildings.com