Enganada por falsa técnica da PT faz chamada de valor acrescentado (indicativo 607)

3 anos ago by in Esquemas e Fraudes
SCAM ALERT

Uma falsa técnica da PT atrai pessoas a ligarem para um número a começar por 607 (de valor acrescentado), transformando uma vulgar chamada num custo acima dos 50 euros…

Diz a regra que os números iniciados por 607 deveriam ser para televoto, mas não parece ser bem o caso!

Enganada por falsa técnica da PT?

O método já não é novo mas o pensamento é repetitivo:

«…, recebi um telefonema de uma senhora que se intitulou técnica da PT e disse estar a fazer um estudo de opinião sobre a situação do país e que tinha um prémio para me oferecer.»

Não comprou nada, não se inscreveu e sempre lhe foi dito que a intenção da chamada era apenas fazer um inquérito sobre o que as pessoas pensam a situação do país, a anunciada proibição de fumar nos automóveis, as férias, o que pensava sobre turismo rural…

Chamadas de valor acrescentado vão ser barradas, excepto números iniciados por 607…

Sabia que de acordo com o Instituto de Comunicações de Portugal: as chamadas de valor acrescentado devem estar barradas por defeito. Quem quiser ter acesso a este serviço, terá de o solicitar.
O acesso aos números de Audiotexto, anteriormente designados de valor acrescentado, passaram a ser barradas por defeito desde 2001. A determinação do Instituto de Comunicações de Portugal (ICP), entrou em vigor automaticamente e para novos contratos telefónicos, sendo ainda da responsabilidade dos operadores do serviço telefónico de suporte proceder ao barramento das chamadas de valor acrescentado para os contratos mais antigos, com a excepção dos números 607 (correspondentes a televoto)

A regra é: os utilizadores que queiram ter acesso aos serviços de Audiotexto, terão de o solicitar junto dos respectivos operadores.

A Lei amplia os poderes sancionatórios do ICP, que passa a poder suspender, até dois anos, o uso de um indicativo por um prestador ou revogar o seu registo, sempre que for detectada alguma anomalia.

Os números barrados passam a ser os que são iniciados por 601, 608, 646 e 648.

Neste caso em específico, alguém está a usar um número começado por 607, o único indicativo de valor acrescentado não bloqueado por defeito mas que somente poderia ser utilizado para televoto, que não é o caso!

Leave a Comment