estudos

Iberdrola, bi-horária EDP, Goldenergy ou tarifários duplos da EDP ou GALP

A DECO alerta, “contactar a Iberdrola ou a tarifa bi-horária da EDP, para a eletricidade, e a Goldenergy, no gás natural, fica mais barato do que optar pelos tarifários duplos da Galp ou da EDP, mesmo com a bi-horária”.

O Governo alterou a estrutura de repartição de custos do sistema elétrico, para incentivar a oferta de tarifa bi-horária no mercado livre já a partir de janeiro de 2013. A reação não se fez esperar e a Galp foi a primeira a avançar com uma proposta, através do tarifário Galp On. Seguiu-se a EDP, em todos os tarifários de mercado livre. Saliente-se que o EDP Casa Total e o Galp On são apenas aplicáveis a quem contratar o fornecimento de eletricidade e gás natural em conjunto. Comparámos estas propostas com os restantes tarifários e concluímos que há soluções mais interessantes, que não implicam contratar os dois serviços à mesma empresa.

Para os cálculos, usámos (a DECO) o cenário representativo de quem opta pela tarifa bi-horária: consumo anual de 320 m³ de gás natural e 4000 kWh de eletricidade, sendo que 2400 kWh são consumidos no horário de vazio, com uma potência de 6,9 kVA. No gráfico, optámos por comparar as propostas conjuntas da Galp e da EDP com as empresas mais baratas do mercado livre para o gás e a eletricidade, em separado, bem como as do mercado regulado.

Mesmo com o desconto atribuído pela Galp e pela EDP, fica mais barato optar pela Iberdrola, que só tem tarifa simples, para a eletricidade e pela Goldenergy. Os nossos associados beneficiam de um desconto adicional, se mudarem para esta empresa. A diferença, face aos tarifários da Galp e da EDP, é de € 35,50 anuais. De salientar que o custo final dos tarifários conjuntos da Galp e da EDP é o mesmo. Caso ainda tenha a tarifa bi-horária do mercado regulado, pode mantê-la ou transitar para o mercado livre: a tarifa bi-horária da EDP Casa é igual. Mas, antes de mudar, faça as contas no nosso simulador e certifique-se de que opta pela solução mais vantajosa para o seu caso.

golden energy tarifas, tarifários goldenergy, diferença galp e gold energy, gold energy periodo bi horario, gold energy portugal - TARIFÁRIO, goldenergia tarifa bi-horaria, goldenergy duas bi-horária,