Red Bedroom

A melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho

Afinal, qual é a melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho?
Que cor não podemos ter em excesso numa decoração?
Qual ajudaria nos estudos e no trabalho?
Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento?
Qual a melhor cor para fachada nossa casa afinal?

Branco

É considerada uma cor neutra e muito usada. Pode ser aplicada em qualquer ambiente. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia num ambiente, pois representa o infinito, deixando uma pessoa, que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Decoração:

A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranquilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. O branco passa-nos também uma sensação de limpeza – até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Locais com a cor branca, trazem uma sensação de mais claridade.

Preto

Pode ser uma cor opressiva e depressiva, por este motivo, deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar luto, perdas e tristezas. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Decoração:

Muita atenção e cuidado com o uso desta cor. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmnte para termos um “efeito especial”, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto para a dar sensação de rebaixo.

Verde

É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente – verde/madeira alimenta o vermelho/fogo. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura.

Decoração:

É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes, lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Lilás/Violeta

Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Óptimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso são em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

Decoração:

Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.

Laranja

Cor do intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, brincadeiras fora de hora e aumento do apetite.

Decoração:

Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, à brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Vermelho

É uma cor que pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.

Decoração:

Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, pode ser vulgar.

Azul

É uma cor que tem um efeito calmante e tranqüilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Cuidado com o excesso de azul, pois irá provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, deve ser usado.

Decoração:

Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono. Mais escuro, transmite autoridade e poder.

Amarelo

Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelarados e confusos, provocando preocupação.

Decoração:

Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminar áreas escuras e frias. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superficies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

cores para ambientes, melhores cores para sala, melhor cor para quarto, qual a melhor cor para pintar a sala, qual a melhor cor para pintar o quarto, cores de ambientes, cores e ambientes,

  • Alexandre

    ola !minha sala:: o teto é de pvc cor branca o chão e aquela ceramica na cor verde que agora eu esqueci o nome mas é aquela que se usa do lado de fora e minhas paredes no momento são brancas gostaria muito de uma sugestão por favor meus moveis são modernos uma tv de plasma um sofa de tres lugares na cor bege uma mesa no centro e no canto da sala esta uam mesa de vidro 4 lugares obrigado

  • Pingback: A melhor cor para um ambiente | Color Haus Tintas

  • Mylena

    Ei, minha casa tem duas janelas de frente pra rua, gostaria de uma idéia, pelo menos, para amenizar a situação pois além de quase não se ver mais este tipo de construção, esteticamente é muito feio. Talvez eu poderia tá colocando pedras na parede, sei lá… Gostaria de uma idéia, se é q tem solução pra este.

  • Rose

    Moro em apto e minha sala de jantar, pintei de pérola e destaquei uma parede na cor telja, só que após 02 (dois) gostaria de munda a parede de cor telha, para qual você sugere.

    Grata,

    Rose

  • Sandra

    Olá, moro em um apartamento e gotaria de pintar uma parede da sala
    meus móveis sao marfim e o sofá azul. Que cor você sugere?
    Me ajude por favor…

  • Marcela Teixeira

    Oi, eu moro em Maceió-AL. com minha família há 4 anos, e nós estávamos pensando em pintar o meu quarto de lilás, violeta ou roxo. E me interessei pelo o site de vocêis. Gostaria muito, que vocêis me descem uma idéia de tonalidade. Gosto mais de tons claros. Gosto muito de meditar e me sentir bem em qualquer parte de minha casa, principalmente no meu quarto. Gosto muito de ler algum livro ou revista antes de dormir. E sei que para isso, a cor do quarto influencia bastante. Pois então, espero anciosamente uma resposta de vocêis.

    Desde já agradeço a atenção.
    Marcela Teixeira.

  • elisangela

    gostaria de pintar meu quarto, sou casada a 9 anos e nao tenho filhos, estava pensando em fazer uma textura em uma das paredes. atualmente esta pintado em dois tons de amarelo pastel, gostaria de uma cor mais alegre porem nao muito exagerada. estava pensando a principio em pintar em tom lilas, mas li sua reportagem sobre o assunto e desisti, agora fiquei perdida, podem me ajudar?

  • http://www.terra.com aline Dippolito

    Desejo saber que cor combinaria com sofá verde escuro sendo que minhas predes saõ perola e quero texturizar uma unica parede. Me ajude na cor da textura

  • Augusto Medeiros

    As paredes da minha sala e corredor que vai para os quartos são de jato de areia com tom amarelado, gostaria de uma orientação de que cor devo pintar as portas e os portais que dão para os quartos???

    Desde já agradeço a atenção.

  • LUANNA SANTOS

    OLÁ tenho uma casa,com um sofá amarelo,qual cor ficaria legal para pintar? será que fica legal com duas cor? E bem escuras,assim cores vivas qie chamam atenção.

  • viviane

    queria cor marron piso e parde mistura roxo lilas oque vc acha é melhor???

  • viviane pires

    oi queria sua ajuda pro meu salão e clinica e grande estou fazendo paineis numa parede da saala de corte , so que tds meus tetos sao amarelos tipo ocra,e as paredes são tds palha a da entrada e feita de textura e esta pintada de amarelo igual a do teto ,a da sala de espera e recpção e textura tmb amarelo da cor do teto estou mudando tudo quero pra sala de bronzeamento ,sala de manicure ,sala de corte ,sala de espera ,sala de entrada tipo hall, e sala de estetica …quero 1 tirar a do teto e passar td branco ,da entrada hall queria por vermelho que e pequena nao cansa ,na sala da recepção laranja( painel),sala de bronzeamento azul ou verde ,sala da manicure verde,sala de estetica lilas,quero uma boa indicação de vcs …do teto o que vcs acham passa o branco …e mais vou colocar cordao de gesso e pintar da cor do painel….quero sua opinião muito grata viviane….

  • Anderson

    Olá,

    Meu quarto é de solteiro e muito pequeno, só tenho um guarda-roupa branco e uma cama de madeira. gostaria de saber qual cor eu devo pintar e se eu posso destacar uma parede pintando-a de outra cor.

  • Marcos Vilela

    Gostaria de obter informaçoes sobre pintura de um salão social no condomínio.

  • Carlos

    Tenho uma sala retangular, gostaria de saber se é usado textura em duas paredes (uma parede paralela a outra), já que nesta sala são dois ambientes. Os móveis são todos claros, com alguns adornos coloridos (almofadas, vasos e quadros). Gostaria que me enviassem sugestões de cores para pintura. Toda a sala é rebaixada em gesso (sanca e luzes diretas). Prefiro cores claras. Mas quero dar ênfase a textura.

  • Marisa Monteiro

    OLá… tenho um salão de beleza pequeno e bastante modesto, quero dar uma repaginada.

    Quero uum ambiente simples e de bom gosto.

    Gostaria de contar com a ajuda de vcs.

    Abraços Isa

  • http://engenium.wordpress.com/ Helder

    Na impossibilidade de poder contribuir com mais qualquer coisa para esclarecer as vossas dúvidas, sou obrigado a remeter-me ao silêncio uma vez que poderia estar a dar conselhos errados.

    Se por aqui aparecer alguém com conhecimento sobre o assunto, agradecia que ajudasse a esclarecer as dúvidas.

  • Manoel

    Eu tenho uma sala com piso branco ( 50 x 50).
    A sala é pequena, pé direito baixo: 2,30 cm (Gesso) e na parte
    do jantar tem é mais rebaixada: 2,10 cm
    Tem alguma sugestão para a pintura das paredes, teto rodapé (madeira), sancas em gesso, teto, teto rebaixad0 (jantar).
    Grato,
    Manoel

  • Lucilene

    vou pintar minha sala,mas meu sofa é vermelho,que cor seria para colocar na parede? Eu queria colocar branco e numa parade colcar um vermelho ou ´pessego.
    No quarto de casal qual seria tb a melhor cor, e no meu quarto tem uma pilastra ,gostaria de colocar uma cor de ferente.

    obrigada

  • Bertha

    Olá,
    qual seria a melhor cor para se colocar numa parede (como painel) no local de trabalho..
    Você poderia me ajudar.
    As paredes são brancas e os portais da janela e das portas são cor de palha..
    O piso é de madeira (taco) do estilo antigo.

  • sindy morais saavedra

    qual é a melhor cor para um quarto, e sala, onde mora duas pessoas que estão em conflitos.
    para amenizar essa situação.