Referências Bibliográficas, a norma NP 405

9 anos ago by in Curiosidades, Internet

As NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas portuguesas na área da informação e documentação, harmonizadas com a norma internacional ISO 690 e definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.

  • A NP 405 – 1
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas de monografias, partes de monografias, revistas, artigos de revistas, normas e patentes. Deve utilizar-se para documentos impressos.
  • A NP 405 – 2
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para materiais não livro – cartaz, gravura, filme, registo vídeo ou sonoro, etc.
  • A NP 405 – 3
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos não publicados – monografias e publicações em série não publicadas comercialmente, circulares, cartas, manuscritos, música manuscrita, materiais cartográficos.
  • A NP 405 – 4
    Estabelece os modelos de referências bibliográficas para documentos electrónicos ‐ bases de dados, programas de computador, revistas electrónicas, artigos de revistas, entre outros.

Segundo a NP 405 os elementos a incluir nas referências bibliográficas são designados por Essenciais(E), Recomendáveis(R) e Facultativos(F):

  • Essenciais(E) – são os indispensáveis à identificação do documento a referenciar;
  • Recomendáveis(R) – fornecem clareza adicional à identificação do documento, e que, pela sua importância, deverão ser incluídos, quando disponíveis;
  • Facultativos(F) – elementos opcionais, que não estando directamente ligados à identificação do documento, podem fornecer uma informação adicional e útil ao utilizador da referência.
Fonte: Manual norma Portuguesa NP 405, Bibliotecas da UA

A normalização na apresentacão da informação referente a referências bibliográficas, citações é uma necessidade, nesse sentido, justifica-se a opção de seguir a norma portuguesa NP 405.

Confira a seguir as diversas partes da norma.

  • NP 405-1:1994 – Referências bibliográficas. Informação e documentação
  • NP 405-2:1998 – Referências bibliográficas. Informação e documentação. Materiais não livro
  • NP 405-3:2000 – Referências bibliográficas. Informação e documentação. Documentos não publicados
  • NP 405-4:2002 – Referências bibliográficas. Informação e documentação. Documentos Electrónicos



One Response to “Referências Bibliográficas, a norma NP 405”


Rui Costa
04/12/2010 Responder

Ora então, muito obrigadissimo por esta informação, pois ando a estudar(Licenciatura em Ciências de Informação e Documentação) e nem de propósito andava a precisar desta informação pois tenho avaliação a ALD-Análise de Linguagem Documentais e estas normas são uma das matérias(pouquita coisa)!!!

Obrigado

Leave a Comment