Viaduto de Millau (França)

12 anos ago by in Obras emblemáticas

Viaduto de Millau (França)

Localizado perto da cidade de Milau (no sul de França), na auto-estrada A75 que vai ligar Paris a Barcelona, o viaduto de Milau é um recorde mundial em altura e um desafio técnico, com um comprimento total de 2.460 metros.

O tabuleiro é sustentado por sete pilares com alturas que variam entre 91 metros (equivalente a um prédio 30 andares) e 235 metros (equivalente a um prédio de 78 andares, mais alto do que a torre Eiffel!). O viaduto de Milau foi construído à base de aço e betão, com uma estrutura o mais leve possível, de forma minimizar o impacto paisagístico e orçamental.
Sete pilares de betão – o maior dos quais com 245 metros (o recorde anterior, de 180 metros, pertencia ao viaduto alemão de Kochertal) – sustentam um tabuleiro de aço de 36 mil toneladas.

O viaduto atravaessa o vale de Tarn fazendo a ligação entre as duas imponentes montanhas e “sobrevoando” o rio Tarn. A estrada, constituída por duas faixas (3,5 metros cada) de cada lado está suspensa a uma distância de 270 metros do rio Tarn.

Para que a travessia – que poderá ser feita aproximadamente no período de 1 minuto – não se torne numa interminável linha recta, evitando a sensação de flutuação por parte dos condutores que atravessem o viaduto, o percurso foi desenhado com uma curvatura constante de 20Km de raio. Da mesma forma, foi prevista uma inclinação de 3% para maximizar a visibilidade. Haverá também uma faixa de segurança para situações de emergência, que permite, ao mesmo tempo, bloquear a visão para baixo e evitar as vertigens de quem circula na ponte.


A estrutura, que pode suportar ventos até 250 quilómetros por hora, será gerida e explorada durante 75 anos pela sociedade Eiffage, que se encarregou da sua construção e financiamento.

Motivo de orgulho para a Eiffage foi o facto de ter concluído a obra um pouco antes do previsto, o que reduziu a factura final em dois milhões de euros, perfazendo um custo de 394 milhões de euros.

O Estado francês desembolsou apenas 50 milhões de euros para a preparação da obra, em que trabalharam cerca de três mil pessoas, sem que se tenha registado qualquer acidente mortal.

Altura máxima do viaduto: 343m – Altura da Torre Eiffel: 324m

***

Para saber mais:
Viaduc de Millau (pág. oficial – FR)
Viaduc de Millau (construcção – EN)
Road Traffic Technology – Millau Viaduct – France (EN)
Fastaccess – Detalhe de Artigo (PT)

viaduto de millau,

3 Responses to “Viaduto de Millau (França)”


Petro
08/07/2007 Responder

hi, hi, hi! Beautiful site.

Richard renck
24/05/2007 Responder

MUUUUUUUUUUUUUUUUUIto ruiiiim so muito mais da la de taquara, ponte sta maria rls pode cre……

[…] – WikipediaWikiProject Bridges – List of bridges by length – Wikipedia – Estruturas – Pontes de Portugal – Ponte Rion-Antirion, na Grécia – Viaduto de Millau (França) […]

Leave a Comment