Falkirk Wheel Boatlift – Elevador de barcos da Escócia

3 anos ago by in Obras emblemáticas

Falkirk Wheel é um elevador de barcos! Extraordinário, não?

O Falkirk Wheel Boatlift foi construído para permitir a navegação entre Edimburgh e Galsgow, dado que existe um grande desnível nesta zona.

 

Falkirk Wheel Boatlift - animationA Roda de Falkirk, é o pedaço final na renovação do sistema de canal na Escócia permitindo que pequenos barcos possam atravessar um dos canais Escócia, mais precisamente, do Estuário Primeiro para o Estuário de Clyde.

O design da Falkirk Wheel procurou utilizar a mínima energia necessária para girar uma grande massa de água e aço com graça e elegância. Devido ao simples, mas inteligente sistema de engrenagens, o gasto de energia para a movimentação dos barcos é mínimo, pois o peso do barco que desce, contribui para a elevação do que está na outra extremidade do braço.

A grande roda é movimentada por 10 motores hidráulicos responsáveis pelo giro das duas gôndolas, que acomodam até quatro barcos de 20 metros de uma vez cada uma, e possui a capacidade de levantar 600 toneladas de água a 35 metros de altura em menos de 15 minutos.

Antes do Falkirk Wheel, um conjunto de fechaduras (11 no total) permitia alcançar os níveis diferentes.

Trata-se, simultaneamente, de uma obra de arquitetura e engenharia, projetada pelos escritórios RMJM Architects, Ove Arup & Partners e Butterley Engineering.

Fica, a título de curiosidade, que o Falkirk Wheel Boatlift na Escócia é talvez um exemplo, no qual o mecanismo foi prototipado pelo arquiteto com Lego para demonstrar o conceito para o cliente.

Ficha técnica

Cliente: British Waterways
Arquitetura e Planejamento: RMJM Scotland Ltd
Engenharia Estrutural: Butterley Engineering
Engenharia Civil: Ove Arup & Partners
Paisagismo: Ash Consulting Group
Principais Construtoras: Morrison Construction Ltd & Bachy Soletanche

One Response to “Falkirk Wheel Boatlift – Elevador de barcos da Escócia”


Victor
15/05/2008 Responder

Poxa !!!
Gostei muito desta reportagem !!!

Leave a Comment