Os limites da Internet ilimitada – Política de Utilização Responsável

5 anos ago by in Internet
ENTRADA

Sabia que especificamente para os serviços de acesso à internet, existe uma ‘Política de Utilização Responsável”/”Política de Utilização Aceitável” que, na procura de evitar a degradação da qualidade de serviço dos restantes clientes, permite limitar aquilo que compramos como sendo ilimitado! Soa a publicidade enganosa mas, será que o é?

Velocidade 4G só até aos 15GB

A DECO alerta: «o serviço é anunciado como “tráfego ilimitado”, mas, ao ultrapassar os 15 GB de download por mês, a velocidade pode descer drasticamente. Preço e condições dos tarifários das 3 operadoras principais são cópias quase exatas», e acrescenta que «tal como os serviços 3G mais rápidos, anunciados como “ilimitados”, os 4G parecem tentadores para quem descarrega muitos ficheiros. Mas podem também estar limitados a 15 GB por mês, porque as operadoras reservam-se o direito de aplicar essa restrição a bem da qualidade e integridade da rede. Ultrapassados os 15 GB, as operadoras descem a velocidade para valores que não podem ser considerados de navegação de banda larga, como 128 Kbps (indica a TMN), o que é inaceitável».

 «…em teoria, se a velocidade média de download dos serviços que anunciam 100 Mbps de velocidade máxima for 25 Mbps, um quarto do valor, os 15 GB não chegam nem para uma hora e meia de utilização contínua»

O exemplo da TMN é meramente indicativo pois todas as operadoras o fazem e fazem-no, regra geral, cumprindo a legalidade poderá somente existir algum desleixo (vamos considerar não propositado) de não informarem convenientemente os seus clientes quando estes compram um serviço como sendo ilimitado.

Nada é ilimitado:

  • Se compra um serviço com Internet ilimitada: acredite que não o é!
  • Se compra um serviço de voz com comunicações ilimitadas: acredite que não o é!

Proteja-se, esteja informado…

2 Responses to “Os limites da Internet ilimitada – Política de Utilização Responsável”


o dador
22/07/2012 Responder

tambem eu fui engaado,mas se a tmn quiser receber as 2 ultimas mensaliddes,vai ter k esta dsposta ser paga em merda ou quando muito espema

um dos lixados
31/05/2012 Responder

O limite só agora foi fixado pelo que os antigos assinantes foram roubados.

Leave a Comment