Eficiência Energética em Edifícios

Eficiência Energética em Edifícios

O novo modelo definido pelo World Business Council for Sustainble Development (WBCSD, em livre tradução Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) demonstra como o consumo de energia em edifícios pode ser reduzido em até 60 % até 2050 – medida essencial para responder aos objetivos relativos às alterações climáticas.

Esta é a mensagem principal do relatório referente a quatro anos do projeto de investigação da Eficiência Energética em Edifícios (EEB, Energy Efficiency in Buildings).

O relatório de EEB “Transformando o Mercado: Eficiência Energética em Edifícios”, é composto por um modelo de simulação exclusivo e o guia do projeto e foi apresentado ao público especializado num evento em Paris, França, em abril. O BCSD Portugal acaba de publicar mais uma tradução do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development, intitulada “Transformar o Mercado – Eficiência Energética em Edifícios“.

[gview file="http://www.bcsdportugal.org/files/f454897aa12e117dfd8801ad0a9846658ce9f87a.pdf" height="600px" width="100%" save="1" authonly="1" force="1"]

Através de simulações por computador, os investigadores conseguiram demonstrar a resposta do mercado a várias combinações de opções financeiras, técnicas, comportamentais e políticas, identificando a mistura ideal para alcançar a transformação para cada mercado analisado. O relatório de resultados do projeto apresenta seis recomendações essenciais:

  • reforçar as normas de construção e rotulagem energética para uma maior transparência;
  • utilizar subsídios e sinalização de preços para incentivar investimentos de eficiência energética;
  • encorajar as abordagens integradas de design e as inovações;
  • desenvolver e utilizar tecnologia avançada para possibilitar um comportamento de poupança energética;
  • desenvolver capacidade de trabalho para poupança energética;
  • mobilizar no sentido de uma cultura de consciência energética.

Foi lançado o relatório do primeiro ano do projecto Eficiência Energética em Edifícios do World Business Council for Sustainable Development. Clique aqui para fazer o download da versão integral desta publicação (PDF).

[gview file="http://www.bcsdportugal.org/files/c1312605114bc300f2a6ebb0c0334a24cb83b2af.pdf" height="600px" width="100%" save="1" authonly="1" force="1"]