IGeoE-SIG: Sistema de Informação Geográfica de Portugal

5 anos ago by in Sem categoria
IGeoE-SIG

O Instituto Geográfico Português – IGP (www.igeo.pt) integrado no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, é o organismo responsável pela execução da política nacional de informação geográfica.

Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)

O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), criado há mais de uma década, é uma infra-estrutura Nacional de Dados Espaciais, que visa a organização, pesquisa e visualização dos Metadados, e o acesso a produtos e serviços de dados espaciais (http://snig.igeo.pt/). Neste portal é possível aceder a um conjunto de serviços, tais como a Rede de Informação de Situações de Emergência (RISE), o Atlas de Portugal e o Perfil Nacional de Metadados para a Informação Geográfica.

  • Na página da RISE encontram-se diversos tipos de informação que possibilitam a diferentes organismos aceder a dados relacionados com situações de emergência e/ou risco naturais. Aqui existe uma plataforma de visualização de informação cartográfica na qual se encontram ferramentas que permitem o desenho e a medição de áreas, medição de distâncias, entre outras.
  • O Atlas de Portugal foi um trabalho promovido pelo IGP em conjunto com uma equipa científica de renome, com o objectivo de constituir um valioso e indispensável veículo de transmissão de informação de suporte e apoio à decisão. Depois da edição em papel, surgiu a versão digital, onde foram integradas novas funcionalidades, tais como a criação de mapas à medida do utilizador.

No novo portal do IGP m@pas online: (http://mapas.igeo.pt/) são disponibilizadas gratuitamente as seguintes ferramentas:

  • Visualizador de Produtos
  • Serviços WMS e WFS
  • Consulta de Informação Cadastral

O visualizador interactivo de mapas conjuga, numa única interface, a visualização de produtos, como a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), a Carta de Risco de Incêndio Florestal (CRIF), as séries cartográficas: Cartas de Portugal nas escalas: 1:500 000, 1:200 000, 1:100 000, 1:50 000 e Ortofotomapas.

Os ortofotomapas, com uma resolução de 50cm no terreno, foram produzidos pelo IGP a partir de uma cobertura fotográfica digital adquirida pela Direcção-Geral de Recursos Florestais entre Novembro de 2004 e Setembro de 2006.

A especificação WMS é um standard que normaliza a forma como os clientes podem requisitar mapas a servidores de mapas e também o modo como estes servidores devem descrever e devolver mapas.

A especificação WMS define a forma de criação e visualização de mapas georreferenciados a partir de diversas fontes de dados distribuídas e heterogéneas. Os mapas são uma representação visual e bidimensional da informação em formato raster. Através dos serviços WMS fornecidos pelo IGP, encontram-se disponíveis a CAOP e a CRIF, estando prevista para breve a inclusão de mais produtos.

GEOPORTAL DO INSTITUTO GEOGRÁFICO DO EXÉRCITO

Reconhecendo a importância das tecnologias de informação, nomeadamente na vertente da rede Internet, o IGeoE está presente em www.igeoe.pt

Para além da divulgação do Instituto, da promoção da utilização geográfica (disponibilizando informação de acesso gratuito) e da contribuição para a formação dos cidadãos ao nível do conhecimento geográfico e outras actividades, o IGeoE disponibiliza:

  • Um portal designado IGeoE-SIG (www.igeoe.pt/igeoesig/igeoesig.asp), que permite o acesso, visualização e exploração da informação da Base de Dados Geográfica do IGeoE
  • O sistema SERVIR que possibilita o geoposicionamento de alta precisão
  • Serviços web com possibilidade de acesso a informação de cidadania e informação de acesso sujeita a condições contratuais.

lusiglob, lusiglob o portal geográfico de portugal, o que e medicao em sistema de informacao geográfica,

One Response to “IGeoE-SIG: Sistema de Informação Geográfica de Portugal”


Fernando Pêgo Felizardo
17/01/2008 Responder

sou topografo possuo um gps tempo real da thales
e se possivel gostaria de poder ter acesso as vossas
bases de referencia inclusive possuir uma password
para criaçao de bases virtuais
cumprimentos
felizardo

Leave a Comment